★ Visite o canal +QI: https://www.youtube.com/channel/UCGFTBWazccf8agZ4HdEaeNw
★ Leia o livro “A Arte da Guerra”: https://amzn.to/3aXnhNo
★ Tenha acesso a mais de um milhão de livros para ler à vontade: https://amzn.to/2KffMXa
…………………..
Sugestões de vídeos para você:
► O Mito da Carverna – Platão: https://www.youtube.com/watch?v=sCaxAvAFG0A
► ESTOICISMO – Viva em paz sob quaisquer circunstâncias: https://www.youtube.com/watch?v=nNyBz8RI1ps
…………………..
Descrição do vídeo:
O que faz de um tratado militar, escrito por volta de 500 a.C., manter-se atual a ponto de ser publicado praticamente no mundo todo até os dias de hoje? Você verá que, em A arte da guerra, as estratégias transmitidas pelo general chinês Sun Tzu carregam um profundo conhecimento da natureza humana. Elas transcendem os limites dos campos de batalha e alcançam o contexto das pequenas ou grandes lutas cotidianas, sejam em ambientes competitivos – como os do mundo corporativo – sejam nos desafios internos, em que temos de encarar nossas próprias dificuldades. Se você não conhece a si mesmo nem o inimigo, sucumbirá a todas as batalhas. Sun Tzu
Para Sun Tzu, todo bom general deve ter no mínimo conhecimento sobre 5 pontos cruciais de sua gestão para estar preparado diante das adversidades e conflitos que pode vir a enfrentar.
Somente assim será capaz de propiciar uma gestão serena às pessoas que estão dependendo dele.
O primeiro desses cinco pontos é o Caminho:
Caminho aqui pode considerado como a trajetória do general ou governante, são os seus históricos de decisões que definirão se o povo consegue viver em harmonia ou não durante a sua gestão.
Confúcio (551 – 479 a.C) um filosofo chinês disse uma vez que as 3 coisas fundamentais para um bom governo são: um bom exército, comida e confiança nos líderes.
Confúcio ainda completa dizendo que em alguns casos é possível retirar 1 dessas coisas fundamentais.
Uma nação, quando não possui um bom exército, mas tem comida para a população e confiança nos líderes, consegue se manter pois este líder motiva a população a lutar independente da falta de soldados.
A nação que possui um bom exército e confiança no líder, mas não muita comida, também continua lutando pois confia que seus líderes estão tomando a melhor decisão e no futuro nada mais faltará.
É possível se ter uma boa nação, com pouca comida e um exército despreparado, porém sem bons lideres, até o pais mais rico e protegido está a beira da ruina.
O tempo no livro é representado pelo Yin e Yang, os dois apostos. O bom líder deve, antes de entrar em um conflito, entender qual o clima para essa batalha, mas não apenas o clima temporal, mas emocional também.
E complementando o clima temos o Terreno. Além de possíveis intemperes o líder que deseja prever o desfecho de suas batalhas precisa saber qual é a distância a ser percorrida para chegar ao êxito, se o caminho será difícil ou fácil e se seus subordinados terão proteção, antes de entrar em um conflito.
A liderança aqui é uma qualidade que o general deve buscar desenvolver em si por meio de sinceridade para com as pessoas que dependem dele, sabedoria para encontrar as melhores decisões e muitas vezes ouvir as pessoas que estão abaixo de dele, coragem para tomar certas decisões e disciplina para seguir suas decisões também.
E por último as Regras. Todo bom general deve saber muito bem as regras do jogo, bem como ser organizado para não ser surpreendido por normas no meio do caminho sem o seu consentimento.
Para Sun Tzu a pessoa que detêm conhecimento desses 5 pontos conquista a vitória. Usando desse conhecimento, o líder pode conhecer bem a sua equipe e entender as ameaças, atacando quando as tropas inimigas estiverem bagunçadas e as evitando quando estiverem a todo vapor!